O Olho do Lobo

Resumo da obra

Neste romance, duas histórias de vidas são contadas. A do Lobo Azul, que foi capturado no Alasca, sua terra natal e posto em um zoológico do outro lado do mundo. E o menino África, que depois de perder sua família e ter sua vila destruída, parte pelas areias do deserto do Saara com um camelo e um mercador chamado Toa, até chegar no mesmo zoológico que o Lobo Azul se encontra.
Ao se olharem fixamente, durante horas, e repetidos dias, África enxerga a vida do Lobo Azul pelo único olho aberto do lobo (o lobo teve um dos olhos atingidos quando foi capturado).
E o Lobo também enxerga tudo que passou na vida de África, pelo seu único olho aberto (após conhecer o lobo, África fecha um dos olhos e não abre por meses). O livro traz ao leitor duas histórias de vidas diferentes, animal e humana, porém, paralelas, retratando o sofrimento e situações que um imigrante passa, quando se vê forçado a deixar sua terra natal e se aventurar por lugares desconhecidos, deixando claro que temos nosso lado animal e humano, e que não conseguimos separá-los.

Autor: Daniel Pennac
Gênero literário: Romance
Temas: O mundo e o social

Código da Obra: 0619L20603

CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE LIVRO

Confira nossa breve videoaula com orientações sobre a obra e seu melhor uso em sala de aula.


Materiais extras


BAIXE o Manual do Professor

Contextualização da obra, orientações e propostas de atividades em sala de aula.

Degustação

Faça o download do primeiro capítulo do livro.